Pular para o conteúdo principal

Contato

Para entrar em contato, enviar dúvidas e solicitar ou sugerir a inserção de novos termos no glossário, entre em contato através do campo de comentários abaixo.

Comentários

  1. ÓTIMO BLOG!!!!!! está me ajudando muito, por favor, continue atualizando
    =D


    bjs,

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, algumas coisas apredemos na acadêmia mais muito conhecemos no dia-a-dia e o site ajuda muito com estas definições dos jargões jornalisticos, uma sugestão de inclusão na lista, senti falta do termo muito usado pelo menos onde trabalhei 'CALHAU" anúncio da propria empresa para cobrir espaço quando não preenchido em sua diagramção....

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, estou tendo aula de linguagem jornalística e não aprendi metade disso, tive que procurar sozinha e pra acabar de matar caiu na prova!

    Muito obrigada mesmo, vai ajudar muito na prova de agora! rsrs

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Estive estudando a lista dos Jargões Jornalísticos disponibilizado em seu Blog

    Dos diversos termos do glossário não encontrei o significado da expressão DROPS para o jornalismo. Leio e escuto esta expressão com frequência.

    Desta forma, é possível me informar o que significa DROPS no jornalismo.

    É possível associar a “notícia curta”?

    No aguardo de sua colaboração.

    Sds.


    VELOSO

    ResponderExcluir
  6. Bom dia. Parabéns pela página! Muito boa. Tenho uma sugestão de termo.
    Janela – Consiste em um quadro entre o texto, com uma mensagem, geralmente a repetição de algo já incluso, que serve para reforçar uma idéia ou a mensagem que se encontra no texto em questão.

    ResponderExcluir
  7. Não encontrei a definição de follow up = acompanhar o andamento dos releases enviados à imprensa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Jargões mais vistos no dicionário de jornalismo:

Linha fina

Isto é uma linha fina Como no exemplo destacado em itálico acima, a linha fina é uma pequena linha de texto usada sobre ou logo abaixo do título para destacar as principais informações da matéria. Este recurso é também usado para instigar a curiosidade do leitor sobre o assunto do texto. Funciona como um subtítulo e geralmente não leva ponto final. Ver:  sutiã .

Retranca

Palavra ou pequena frase usada sobre o título para apresentar o tema da matéria

Gancho

O que é gancho jornalístico? Trata-se de um modo de contextualizar a matéria. O gancho pode ligar o assunto da pauta à realidade do leitor. Por exemplo, a Rede Globo costuma aproveitar os assuntos tratados em uma novela como um gancho para a produção de matérias nos telejornais. Ou um jornalista aproveita uma situação pontual em um bairro como gancho para tratar o assunto de uma maneira mais ampla.

Sutiã

O que é sutiã no jornalismo? No jornalismo, o termo sutiã refere-se a uma pequena linha de texto usada sobre ou logo abaixo do título para destacar informações da matéria. Atualmente, usa-se o termo linha fina.

Calhau

Pequeno anúncio do próprio jornal usado para cobrir espaço não utilizado na página. Botar calhau significa acelerar o processo de fechamento colocando um anúncio em lugar do espaço inicialmente previsto para a matéria