Pular para o conteúdo principal

Jabá

Há jabá também no jornalismo?
Infelizmente sim. Não é "mérito" apenas das rádios em que artistas pagam para que suas músicas sejam reproduzidas. No jornalismo funciona mais ou menos da mesma forma. Empresas, marcas ou pessoas podem pagar para que seus nomes sejam ou não publicados em reportagens.

Veículos de comunicação que aceitam matérias compradas, sem informar ao público que se trata de publicidade, não de jornalismo, estão cometendo grave desvio ético em sua conduta.

A prática também é conhecida como jabaculê ou simplesmente suborno.

Comentários

Postar um comentário

Jargões mais vistos no dicionário de jornalismo:

Linha fina

Isto é uma linha fina Como no exemplo destacado em itálico acima, a linha fina é uma pequena linha de texto usada sobre ou logo abaixo do título para destacar as principais informações da matéria. Este recurso é também usado para instigar a curiosidade do leitor sobre o assunto do texto. Funciona como um subtítulo e geralmente não leva ponto final. Ver:  sutiã .

Retranca

Palavra ou pequena frase usada sobre o título para apresentar o tema da matéria

Gancho

O que é gancho jornalístico? Trata-se de um modo de contextualizar a matéria. O gancho pode ligar o assunto da pauta à realidade do leitor. Por exemplo, a Rede Globo costuma aproveitar os assuntos tratados em uma novela como um gancho para a produção de matérias nos telejornais. Ou um jornalista aproveita uma situação pontual em um bairro como gancho para tratar o assunto de uma maneira mais ampla.

Sutiã

O que é sutiã no jornalismo? No jornalismo, o termo sutiã refere-se a uma pequena linha de texto usada sobre ou logo abaixo do título para destacar informações da matéria. Atualmente, usa-se o termo linha fina.

Sub-lead

Parágrafo que dá seqüência ao lead. Complemen ta as informações contidas na abertura da matéria.